Skip to content

Ser “Médico”

17 de Junho de 2010

Várias vezes dou comigo a pensar no significado desta palavra: Médico.

Segundo o dicionário da Porto Editora, médico é 1.indivíduo que exerce ou pode exercer legalmente a medicina; clínico 2. figurado o que cura um mal físico ou moral.

A explicação parece bastante simples, e contudo é tão incompleta. Todos nós já estivemos em contactos com médicos que classificamos como “médico a sério” e outros que para nós são “médicos por-favor”. A grande diferença entre estes dois grupos é o lado humano. O Médico “a sério” é alguém que se preocupa com os seus utentes. Alguém que vê naquela pessoa que está à sua frente um ser humano, com os mesmos direitos e sentimentos que eles, e com tal merece ser tratado com respeito e com dignidade. Os que assim agem são os Médicos na verdadeira acepção do termo.

Ser Médico acima de tudo é ser Humano. Para aquele que procura, é ser o amigo que apresenta uma solução para o seu problema. Para os colegas é o amigo de todas as horas, que luta pela dignidade de todos e está sempre pronto para ajudar o seu próximo. Para si mesmo, é o servo de todos, caminhando na Vida como Sacerdote da Medicina, tendo como mais elevado propósito auxiliar todas, pois como vem no dicionário, ele é aquele que “cura” um mal físico ou moral.

Francisco Ribeiro

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: