Skip to content

Doença de Crohn

28 de Janeiro de 2012

Meus caros amigos, decidi voltar a actualizar este blog por um motivo que não é muito bom, mas faz parte da vida.
Ontem confrontei-me com uma realidade que não esperava encontrar. Apesar de ter um amigo que sofre da “Doença de Crohn” tinha ideia de que esta é uma doença relativamente rara. Fiquei ontem a perceber que não é uma doença que já não é assim tão rara, como está a afectar cada vez mais pessoas. Tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que apesar de novo e de ter tido uma vida “saudável” descobriu recentemente que tem esta patologia. Em conversa fiquei confirmei duas suspeitas que tenho há já algum tempo.
A doença de Crohn está ligada ao stress e sofre influência da parte Pulmonar. De facto, e sem grande surpresa para quem é da área da Medicina Chinesa, as afecções do Pulmão estão ligadas às afecções do Intestino Grosso e os problemas de stress causam bloqueios a nível da circulação do Qi que podem dar origem aos sintomas que caracterizam esta doença. O que me marcou, contúdo, foi a confirmação de forma directa por esta pessoa que realmente o stress e uma agressão ao Pulmão (consumo de tabaco) tinham precedido o aparecimento da doença, isto numa pessoa que até ao surgimento da doença não tinha tido problemas de saúde de maior relevo, evitando mesmo a ingestão de comprimidos químicos.

Graças a essa minha conversa fiquei a conhecer um blog, também alojado na WordPress, que fala essencialmente sobre esta doença, blog esse que convido todos a visitar pois contém conteúdos bastante bons sobre a doença e sobre como é viver com a doença.

A todos um Bem Haja!
Francisco Ribeiro

blog: Vencer a Doença de Crohn

One Comment leave one →
  1. Pedro permalink
    29 de Janeiro de 2012 11:09

    Um grande abraço e força para o teu amigo, do teu amigo cibernauta,
    Sephiroth

Deixe uma Resposta

