Saltar para o conteúdo

Cédula Profissional Provisória vs Cédula Profissional Definitiva

27 de Julho de 2019

Com o processo de regularização dos profissionais em avançada fase de implementação, faltando apenas a regularização dos Homeopatas, há profissionais detentores de cédula profissional definitiva e outros com cédula profissional provisória.

O que é que esta diferença significa para o utente? Será que, como o raciocínio rápido poderá concluir, que o profissional com cédula profissional provisória é inferior ao profissional com cédula profissional definitiva? Não podendo responder por todos os casos, posso adiantar o seguinte. Sei de diversos profissionais de MTC, cuja formação e práctica clínica acompanhei durante vários anos, excelentes terapeutas, que não conseguiram pontos para obter a cédula definitiva. E não conseguiram obter os pontos por um motivo quase que ridículo. Falta de tempo de exercício da profissão. Não por falta de formação em MTC ou por falta de horas de práctica clínica acompanhada, apenas porque começaram a exercer de forma independente mais tarde. Eu próprio, se o processo de requerer cédula tivesse começado dois anos antes também teria obtido a cédula provisória e não a definitiva, como acabou por acontecer.

Uma vez mais digo, não posso responder por todos os casos, mas posso apresentar estas situações que conheço, num esforço de que os meus colegas que não conseguiram a cédula profissional definitiva sejam julgados à partida por esse facto.

A todos um bem haja!
Francisco Ribeiro

No comments yet

Deixe um comentário